Tags

O tempo que estamos vivendo é o tempo de Advento.

Tempo de espera pelo Natal de Cristo. Tempo de preparar-se e fazer um balanço de como foi a nossa caminhada durante o ano.

Refletir sobre o caminho é sempre um desafio na escola, família, sociedade. É comum se ouvir que cada um escolhe seu próprio caminho. Cada pessoa é sujeito do seu caminhar. Caminho e caminhar faz parte da vida, da luta e da fé de cada pessoa.

O povo cristão era conhecido também como “os do caminho”. Este povo era conhecido como aquele que se colocava em movimento em direção da justiça, do amor, do perdão, da comunhão… E na procura do seu objetivo iam experimentando, ao longo do caminho, sinais deste sonho, ou seja, o Reino de Deus.

A primeira vela da coroa de Advento lembra de João Batista, líder de um povo simples e faminto, vivia no deserto. Alimentava-se de gafanhotos, mel silvestre… Enfim, era um homem que colocava à sua frente a esperança, o sonho de um mundo melhor e justo para todos. Pregava o arrependimento e a mudança de vida.

A sua missão consistia em preparar o caminho para aquele que viria depois dele. Assim, João Batista, preparava o caminho, enfrentando dificuldades e perseguições.

Preparar o caminho é muito mais do que arrumar a casa. Preparar o caminho é ir mudando a vida, transformando-se.

Neste tempo de Advento fica a mensagem de João Batista. Preparar o caminho é construir uma nova ideia, um novo agir a partir daquele que vem até nós, Jesus Cristo. Preparar o caminho é construir um mundo, onde todos caminham juntos numa só direção: a justiça e o amor.

Preparar o caminho é preparar a vida. Por um lado conhecendo as dificuldades que enfrentamos, mas por outro lado firmes na fé em Deus, na esperança de um novo mundo onde habita a justiça e o amor.

Sugestão de oração para esta primeira semana de Advento: 

Deus misericordioso, tu queres nos mostrar neste tempo de Advento que a esperança é a nossa força, que a tua justiça é a nossa vida. Ajuda-nos a seguir o teu caminho, ajuda-nos a descobrir o sentido do caminhar em conjunto. Ilumina-nos e faz-nos ver as pessoas que estão a nossa volta e que querem lutar pela justiça. Vem Senhor, nos animar para a vida e para o amor mútuo. Tudo o que pedimos foi em nome de Jesus Cristo, o Teu filho.Amém! 

Que tenhamos um abençoado tempo de Advento.

Marcelo Ackermann.