Tags

Estamos às vésperas de iniciar mais uma Copa do Mundo, e este ano é aqui no Brasil. Essa competição esportiva se oferece como oportunidade para pensar sobre diferentes questões, que estão, direta ou indiretamente, conectadas com a nossa vida e o esporte. Nossa vida muitas vezes pode ser comparada com um jogo, em nosso cotidiano temos que enfrentar desafios como faltas, empurrões, impedimentos e muita luta para vencer.

Mas há uma grande diferença nessa comparação entre o esporte e nossa vida. Sabemos que, numa partida de futebol, só um time pode ganhar o campeonato e levantar a taça. Mas na vida o importante é participar, ou seja, dar exemplos de amor, de perdão, de reconciliação, de justiça, que são esperados por Deus. Seria como levantar não a taça de campeão do mundo e sim a taça do Fair Play, do jogo limpo.

Ou seja, vamos nos empenhar por uma partida limpa, por um país onde as relações sociais sejam pautadas pela honestidade e pela justiça. Pela retidão nas atitudes, pela disciplina no cuidado das regras sociais, no aperfeiçoamento dos processos na busca pelo bem-estar das pessoas, na superação dos preconceitos e na eliminação das intolerâncias sociais, no estabelecimento de relações justas e fraternas em todos os âmbitos da vida social, econômica, política e religiosa.

Abaixo segue um pequeno texto de autor desconhecido, que pode servir como uma benção e também motivação para nossa vida:

Que sua vida seja como um bom jogo de futebol! Que você possa DRIBLAR todas as tristezas e MATAR NO PEITO todas as angústias. Que você possa mostrar CARTÃO AMARELO para a mentira e a falsidade. Mostrar CARTÃO VERMELHO, com coragem, para os seus medos. Que você possa mandar pra LATERAL, tudo o atrapalha a sua vida, se tiver DERROTA, que te sirva de lição, sem deixar revolta. Que você possa chutar para ESCANTEIO as más amizades e não cometer nenhuma FALTA com seus adversários ou amigos. Que você possa ter força e coragem no ATAQUE para seguir em frente e ter na DEFESA, calma e simplicidade para que não te machuquem. Que você possa fazer belíssimos GOLS, conquistar e comemorar verdadeiras e leais amizades. E que possa jogar bem, realizar e ser verdadeiro (a) campeão (ã) na vida. Mas principalmente, que você possa fazer lindas jogadas de PAZ E AMOR e comemorar muito. E lembre que seus verdadeiros e leais amigos estão nas arquibancadas TORCENDO para que você faça BELÍSSIMOS GOLS E VENÇA O JOGO…

                                                                                                   Marcelo Ackermann.