Tags

, , ,

Para os israelitas passagem da escravidão para a terra prometida!

Para os cristãos passagem da morte para a vida!

Parece festa de criança com gosto de pipoca e chocolate. Assim Rubem Alves compara a Páscoa. A pipoca só é pipoca quando o milho se deixa transformar pelo calor do fogo.

O chocolate só é chocolate quando o cacau se deixa transformar e assume outra forma, outro sabor. Só quando passa pelo fogo o amargo se transforma em doçura. Só o processo de transformação pode dar ao cacau a doçura do chocolate e à pipoca o formato de uma flor e o sabor da alegria.

Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Jesus. A ressurreição é o estouro da pipoca. A doçura do chocolate representa que o gosto amargo da morte que foi vencido. (Rubem Alves)

Os relatos bíblicos de João e Isaías apontam para a necessidade da transformação. O profeta Isaías anuncia a esperança de novos tempos, novo céu e nova terra onde habita a justiça.

O evangelho de João nos ensina que a dor e o medo não podem impedir a continuidade da vida. Há que seguir os passos da vida. Por isso, bem cedo, no domingo, Maria Madalena se levanta e se põe a caminho. Apesar da tristeza da perda de alguém querido é preciso seguir em frente. Maria Madalena não sabe a surpresa que a vida lhe reserva, mas sabe que não é possível ficar trancada em casa. Ainda que haja uma pedra no caminho – há tarefas para cumprir! A vida segue o seu curso.

Para surpresa de Maria Madalena a pedra foi removida. Também nós, muitas vezes, somos surpreendidos com a retirada das pedras, dos obstáculos que pareciam intransponíveis, num primeiro momento. De repente uma porta se abre… surge uma luz no caminho…

Páscoa rompe com as barreiras que nos impedem de enxergar além. Ali onde a vida acontece. Páscoa faz ressurgir uma vida nova com esperança transformadora. Um novo olhar sobre vida.

As crises são oportunidades de recomeçar a vida com um novo olhar. Elas não acontecem sem dor, mas depois da dor vencida a vida ganha novo sentido.

Páscoa acontece toda vez que nos erguemos e recomeçamos uma nova caminhada em direção ao futuro. A esperança no “futuro” faz do “presente” uma vida melhor. Páscoa é Passagem pelas portas trancadas que se abrem em direção a um caminho novo. Em direção à festa da vida!

Uma feliz e abençoada Páscoa. P. Marcelo Ackermann

A morte não tem mais poder. Romanos 6.9b.