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São Paulo – Alguns pensamentos são recorrentes quando o assunto é conselhos de carreira. Como você só conseguirá crescer profissionalmente sendo indicado por alguém e, para conseguir um cargo melhor é indispensável ter experiência internacional em uma universidade renomada. Entretanto, é preciso cuidado para não se apoiar nestes mitos e sustentar mentiras que podem atrapalhar a sua ascensão profissional. Confira abaixo alguns conselhos e as observações de especialistas:

Trabalho é trabalho, não é para ser agradável

“O trabalho tem que estar de acordo com o que você pensa e quer de sua vida”, afirma Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching. Gerson Correia, sócio da Talent Solution, diz que é possível se divertir no trabalho e ao escolher trabalhar com o que você gosta você consequentemente produzirá mais e se sentirá renovado diariamente.

Sem puxar saco, você não chegará a lugar nenhum

“As pessoas confundem bajulação com fazer marketing profissional”, afirma Correia. Falar sobre assuntos que não tenham relação com a sua competência dificilmente será um fator que ajudará na sua promoção. O especialista afirma que qualquer profissional precisa saber se promover, destacando seus resultados e relatando seu progresso. Para chamar a atenção não é preciso elogiar a roupa ou o corte de cabelo do chefe.

Tudo é questão de QI (quem indica)

Networking é importante, mas não é tudo. Para crescer profissionalmente, ser indicado por alguém é somente um caminho entre vários. “Se você é competente, as pessoas falarão ‘nunca trabalhei com ele, mas já ouvi falar que ele é bom’”, afirma Celestino. E, para ter uma boa reputação no mercado, primeiramente é preciso fazer seu trabalho de maneira bem feita. Para Correia, um profissional que não demonstra competência, não há QI que garanta seu emprego.

Cursos no exterior são mais valorizados

É inegável que nomes como Harvard, MIT, Cambridge saltam aos olhos em currículos. Mas para Celestino, cursos realizados em instituições reconhecidas na sua região (verifique os cursos e tempo de existência), também são igualmente bons. “Selo não é tudo”, afirma. “Esse é um mito caro”, resume Correia.

A empresa tem um plano de carreira para o profissional

Garantir um plano de carreira para cada funcionário pode até estar entre os valores da empresa. Mas Celestino alerta: “você é o gestor de sua própria carreira, é um risco depender da empresa para crescer”.

Formação em uma faculdade renomada garantirá um bom emprego

Para os especialistas, nem sempre. “Cheguei a conhecer CEOs de empresas que não tinham formação universitária”, diz Celestino. Uma boa formação é relevante e sim, podem abrir portas, entretanto não garante o emprego de ninguém. A experiência adquirida por meio de um programa de estágio ou trainee realizado durante a faculdade certamente chamará a atenção dos recrutadores durante a avaliação de um currículo. Só ter o diploma não basta.

Adaptado de: http://exame.abril.com.br/noticia/os-6-mitos-mais-comuns-de-carreira/imprimir