Tags

, , , , , , , , , ,

Muitas vezes a escolha de um curso técnico parece ser bem difícil, afinal são muitas opções de escolas e cursos. Porém, veja no texto abaixo, dicas de recrutadores sobre itens fundamentais.

Assim, a escolha do melhor curso fica fácil: o curso Técnico em Administração na IENH é aprovado pelo MEC, tem um excelente corpo docente… o aluno tem oportunidade de desenvolver habilidades comportamentais e de capital cultural, realizar networking, desenvolver um projeto social e ainda possui o estágio final do curso que torna-se uma ótima oportunidade para muitos conseguirem seu primeiro emprego e, para os demais, a chance que precisavam para uma valorização do seu trabalho na sua atual empresa. E, muitas outras atividades… Sucesso garantido para a carreira!!!!

A situação econômica do Brasil vem melhorando nos últimos anos, o que faz com que cada vez mais as pessoas invistam em educação. Só para ter uma ideia, segundo dados apurados pela Ideal Invest, atualmente, o gasto da classe média brasileira com cursos de graduação está 40% maior do que em um passado recente. Contudo, ter um diploma de um curso técnico ou universitário e um curso de inglês no currículo já não são suficientes para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Diante dessa realidade, o portal InfoMoney foi ouvir especialistas em carreiras para saber no que os jovens que estão próximos de entrar definitivamente no mercado de trabalho devem investir para se destacarem perante os recrutadores e os que estão buscando uma colocação melhor, também.  Veja as Dicas:

1 – Tenha uma boa formação. Investir na formação é essencial para se diferenciar. Entretanto, segundo explica Nogueira, engana-se quem pensa que uma boa formação acadêmica resume-se a cursar uma instituição renomada. Para ele, é preciso se empenhar. “Antes de escolher a escola, verifique se ela é aprovada pelo MEC (Ministério da Educação), cheque o corpo docente e observe a grade curricular. Já durante o curso, dedique-se, estude com afinco, participe das atividades realizadas, entre em grupo de pesquisas, empresa júnior. Isso pode ser um diferencial no início da carreira”.

2 – Faça cursos de idiomas. Ainda segundo Nogueira, ter o inglês no currículo é essencial. Assim, se possível, invista em outros idiomas para se destacar, especialmente naqueles que podem ser mais utilizados na sua área de atuação. Fazer intercâmbio para aprimorar a língua é uma medida interessante.

3 – Terminou o curso? Faça outro. O conselho é ainda mais válido para os jovens. Contudo, diz o presidente da Junto, é importante que cada curso esteja alinhado com a formação e os caminhos que a carreira da pessoa tomou. Ou seja, de nada adianta estar trabalhando em uma área e fazer um curso em outra.

4 – Dê atenção ao networking. No começo da carreira, os recrutadores não vão olhar quem a pessoa conhece, mas ele ajudará o jovem profissional a saber das oportunidades, além de, em alguns casos, referendar uma escolha.

5 – Desenvolva as habilidades comportamentais. Hoje, elas são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Assim, observe a si mesmo e às pessoas de sucesso que têm a sua volta. O falta em você? Tente desenvolver isso. Caso não seja possível, procure ajuda especializada, como um coach.

6 – Trabalhos sociais podem fazer a diferença. Para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho, ter feito algum tipo de trabalho voluntário pode ser um diferencial, especialmente, explica Roberta, se este tiver relação com a profissão que a pessoa escolheu.

7 – Desenvolva o seu capital cultural. Participe da cena cultural da sua cidade e invista também em conhecimentos gerais mantenha-se informado. Pessoas que sabem conversar além da profissão, geralmente se mostram mais interessantes, diz Roberta.

8 – Faça estágio. O estágio é o momento de aprendizado, onde a pessoa poderá colocar em prática muito do que está aprendendo na sala de aula. Terminar um curso sem este tipo de experiência no currículo pode ser fatal.

9– Vai mandar um currículo? Conheça os valores da empresa. Segundo Roberta, isto é extremamente importante, visto que ao mostrar aos recrutadores que os seus valores são os mesmos da empresa, aumenta-se consideravelmente as chances de contratação

21 de março de 2012, às 17h16min

Adaptado de http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/veja-9-itens-que-merecem-investimento-e-destaque-se-perante-os-recrutadores/53515/